Da Página do MST 

 

Na semana de nascimento do filósofo alemão Karl Marx (5 de maio de 1818) separamos alguns títulos publicados pela Livraria e Editora Expressão Popular

 

A rica obra de Marx nos influencia até os dias de hoje, seu legado segue sendo base teórica e política na luta por uma sociedade mais igualitária. 


Essas e outras obras de Marx pode ser encontradas diretamente no site ou na loja física da editora (R. Abolição, 201 - Bela Vista)


 

Acompanhe: 

 

CADERNOS DE PARIS & MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS DE 1844

Na trajetória de Karl Marx o breve período em que o autor de O Capital viveu em Paris (Outubro/Novembro de 1843/fevereiro de 1845) impactou decisivamente os rumos que sua vida e sua obra tomariam. Naqueles meses, o jovem filósofo iniciou seus estudos de Economia Política, travou contato com o movimento operário e aproximou-se de Friedrich Engels, a partir daí, seu camarada de ideias e de lutas.



IDEOLOGIA ALEMÃ, A

No debate acerca da obra de Marx e Engels, é indiscutível o impacto que tiveram a publicação dos Grundisse , dos manuscritos de 1844, de 1861 – 1863, do Capítulo VI – Inédito etc. e, também, de A ideologia Alemã.



TRABALHO ASSALARIADO E CAPITAL & SALÁRIO, PREÇO E LUCRO

Os dois textos foram escritos para serem estudados pela militância operária, com o objetivo de formação da consciência e organização da classe. Neles, Marx trabalha conceitos fundamentais da economia política, de uma forma mais didática do que o fez em O capital. Nesses textos, encontramos o Marx formador, preocupado didaticamente com o fato de que a militância operária pudesse entender, na teoria e na prática, os mecanismos de exploração desenvolvidos pelo capital.



MISÉRIA DA FILOSOFIA – RESPOSTA È FILOSOFIA DA MISÉRIA DO SR. PROUDHON

Em outubro de 1846, Proudhon publicou o que considerava ser a sua obra mais importante: Sistema das contradições econômicas ou Filosofia da miséria.



CONTRIBUIÇÃO À CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA

Na Contribuição à crítica da Economia Política Marx estuda a mercadoria e o dinheiro ou a circulação simples, desenvolvendo de modo sistemático e completo sua teoria do valor e sua teoria monetária. É uma das fontes mais importantes – a outra é O capital – para o estudo do seu pensamento econômico.


REVOLUÇÃO ANTES DA REVOLUÇÃO II, A 

A série composta pelo títulos: 'As lutas de classes na França de 1848-1850', '18 brumário de Luís Bonaparte' e 'A guerra civil na França', remontam os primeiros esforços de Marx e Engels ao afirmar que a verdadeira conquista dos trabalhadores, nas lutas do século 19, não seria a conquista do poder, mas a construção da classe trabalhadora como uma classe, a construção de sua independência, sua autonomia histórica. 



CULTURA, ARTE E LITERATURA – TEXTOS ESCOLHIDOS

Marx e Engels jamais se colocaram a tarefa de pensar sistematicamente a arte (isto é, de elaborar uma teoria estética sistemática). Contudo, as obras fundacionais do materialismo histórico oferecem elementos para a constituição de uma estética embasada nas concepções teórico-metodológicas dos dois autores.