MST realiza 8º Feira da Reforma Agrária em Itabela, Bahia
Atividade ocorreu na última sexta-feira (23) e levou alimentos saudáveis à mesa da população.
Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST
Com produtos e produtores dos assentamentos e acampamentos do MST no Extremo Sul da Bahia, aconteceu nesta última sexta feira (23), na Avenida Pedro Álvares Cabral, no centro de Itabela, a 8º Feira da Reforma Agrária, promovida pela Brigada Ernesto Guevara.
O evento possibilitou o encontro entre agricultores e consumidos, com o objetivo de construir um importante instrumento de contraposição aos paradigmas referentes a luta pela Reforma Agrária.
Às vésperas do São João, o milho e o amendoim tiveram destaque entre uma grande variedade de produtos disponíveis durante a feira, como abóbora, licor, banana, muitos doces, pimenta, cacau, feijão, café.
Dona Maria D'Ajuda, moradora do Assentamento Adão Preto, disse que foi muito gratificante ter comercializado os produtos de suas plantações durante a feira. Para ela, os alimentos produzidos de maneira agroecológica têm bastante aceitação. “A mídia diz que a produção boa é a do agronegócio, mas as pessoas já perceberam que isso não é verdade”.
Mateus Garcia, visitante da feira, se sentiu agraciado com o evento pois, segundo ele, as famílias Sem Terra trouxeram uma variedade de produtos com valores acessíveis. “Já fiz minhas compras e avisei aos amigos”.
No ato místico e político de encerramento da feira, os feirantes doaram o excedente de alimentos para Casa dos Idosos de Itabela.
*Editado por Leonardo Fernandes