sc_conab.jpg

Por Fábio Reis
Da Página do MST


No segundo dia de mobilização da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, os Sem Terra de Santa Catarina ocuparam nesta terça-feira (4) a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em São José, na grande Florianópolis.


Cerca de 250 trabalhadores rurais abriram os portões e aguardam audiência. Os Sem Terra pedem a liberação das cestas básicas para os acampamentos do estado, a mais de cinco meses sem receber. 


Os manifestantes também exigem a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), responsáveis por garantir a compra dos produtos da agricultura familiar.


“O governo precisa ter coragem de rever sua política econômica”, afirma dirigente do MST

 

sc_conab2.jpg

Os demais manifestantes da jornada permanecem no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), onde terão audiência com o superintendente nesta terça. 


Ao longo da semana, os Sem Terra realizam diversas ação para denunciar a paralisação da Reforma Agrária no país, muito agravada pelo ajuste fiscal do governo federal, que cortou quase 50% dos recursos da Reforma Agrária - de R$ 3,5 bilhões sobraram apenas R$ 1,8 bilhão.


Até o momento, já foram ocupadas 13 sedes do Ministério da Fazenda, e realizadas mobilizações em 18 estados mais a capital federal.