Por Miguel Stedile
Da Página do MST

Centenas de educadores de escolas do campo de nove estados discutem, entre os dias 10 a 12 de abril, o ensino de ciências da natureza vinculado ao debate de uma Reforma Agrária Popular. 


O encontro ocorre no Instituto de Educação Josué de Castro, em Veranópolis (RS).


O Seminário sobre o Ensino de Ciências da Natureza nas Escolas do Campo pretende construir uma orientação coletiva sobre a organização do plano de estudos das escolas das áreas de Reforma Agrária. 


Participam da atividade, educadores das áreas de química, física e matemática de escolas de assentamentos e acampamentos, centros de formação com ênfase na agroecologia e educadores dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo de diversas universidades. 


Entre as instituições parceiras, estão a Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz, representada pelo Professor Marcio Rolo, e a Universidade Federal da Fronteira Sul, pelo professor Matheus Mohr, que debaterão o ensino das ciências na educação básica.


Segunda Diana Daros, diretora do Instituto Josué de Castro, o seminário é uma oportunidade para “socializar e discutir sobre o que está sendo estudado de ciências da natureza em nossas escolas e quais os parâmetros utilizados atualmente para seleção dos conteúdos”. 


Segundo Diana, é importante que os participantes formulem proposições para o ensino na perspectiva de um projeto educativo emancipatório.


Ainda durante o seminário, a editora Expressão Popular realizará o lançamento do livro “Escola em Movimento”, organizado pela Professora Roseli Caldart, e que sistematiza os 18 anos de experiência do Instituto de Educação Josué de Castro na formação de educadores e técnicos para as áreas de Reforma Agrária.